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Usuários opinam sobre o Portal

A enquete do mês de julho perguntou aos usuários se eles achavam o Portal da Ouvidoria acessível. O resultado mostrou que 28% dos internautas têm facilidade para encontrar as informações, 61% acham complicado encontrar as informações e 11% não sabem.

Para esclarecer sobre o assunto, primeiro é preciso entender o que é acessibilidade.

Acessibilidade é inserir pessoas com algum tipo de deficiência nas atividades comum a todos, como serviços e informações. O Governo Federal, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) obriga os órgãos do Poder Executivo a disponibilizar ferramentas nos sítios institucionais adequadas para atender a todos os públicos como vídeos legendados, conteúdo em áudio e em sinais libras.

Como ponto de partida, a Ouvidoria-Geral do MF disponibilizou duas ferramentas para aproximar todos os públicos do portal: o aumento das letras e a alteração do plano de fundo, o que facilita a leitura por aqueles que têm deficiência visual.

“Acreditamos que precisamos fazer muito mais pelo cidadão. As ferramentas existentes não são suficientes e não atendem a todos. Recentemente, recebemos a visita de um grupo de pessoas com deficiência auditiva que nos mostrou a importância de atendermos a essa parcela da sociedade”, afirma Luciana Silva, responsável técnico pela área de comunicação interna da ouvidoria.

Segundo a responsável pela comunicação interna, a Ouvidoria está elaborando um estudo para conhecer melhor o público-alvo e quais as ferramentas necessárias para implantar no sítio institucional. “Nossa preocupação é que o cidadão possa acessar os serviços de forma fácil e compreensível. Não basta apenas disponibilizar botão para aumento de letra ou para libras. A pesquisa da enquete reflete isso. Temos muita informação no Portal e que são de interesse da sociedade, mas ela não consegue encontrá-la. Se eu não conheço o público e o que ele deseja do órgão, as ferramentas serão ineficazes. É necessário adequar conteúdo, linguagem e tecnologia”, conclui Luciana Silva.

Uma medida implantada para possibilitar o igual acesso das pessoas com deficiência às demais plataformas de informação foi o Governo Eletrônico. A iniciativa é do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. e garante o pleno acesso dos usuários aos conteúdos e serviços do Governo, independentemente de suas capacidades físico-motoras e perceptivas, culturais e sociais.

O portal do Governo Eletrônico oferece mais informações sobre Acessibilidade.

Enquete mês de setembro

Você conhece as atribuições da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAIN)?

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Por Kécia Pereira