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Trabalhar horas em uma mesma posição acarreta dores

A rotina de trabalhar oito horas por dia em uma só posição gera incômodos, como dores nas articulações, nas costas e pode irradiar para todo o corpo. Esses sintomas são muito comuns, segundo o educador físico Marcos Roberto Leite. “A coluna vertebral sofre pressões consideráveis quando permanecemos em uma mesma posição por longos períodos de tempo, causando tensões e dores musculares”, afirma.

 

Existem maneiras para evitar esses desconfortos. “Em primeiro lugar, ter uma boa postura quando estiver sentado. Nessa situação, estar sentado não pode ser encarado como descanso e sim como uma posição de trabalho, de atividade. Em segundo, ter pausas para relaxar o corpo e aliviar a tensão e o estresse gerados pela atividade ocupacional. E, em terceiro, alongar todo o corpo”, explica o educador físico Felix Neto. Ele acrescenta que fortalecer a coluna vertebral é uma boa opção, pois a dor nas costas pode estar associada também à falta de fortalecimento da região dorsal.

 

Leite faz algumas sugestões para evitar dores nas costas. “Sente-se sobre os ísquios [ossos que ficam na parte inferior do quadril] com a coluna ereta, mantenha os antebraços apoiados sobre a mesa e os pés totalmente apoiados no chão ou num suporte, se necessário”, ensina o educador físico. Ele ainda frisa que o centro da tela deve estar na altura dos olhos para evitar dores no pescoço.

A má postura também pode acarretar a Lesão por Esforço Repetitivo (LER). Segundo Neto, o problema está entre uma das dores crônicas musculoesqueléticas que mais afeta a população mundial. Ele ainda destaca que a doença pode gerar uma incapacidade laboral temporária ou até mesmo permanente. “É interessante que o indivíduo tenha uma atitude preventiva, buscando um espaço de trabalho ergonomicamente adequado as suas individualidades e que tenha momentos programados, antes, durante e depois do trabalho, para a realização de simples exercícios de alongamento para todo o corpo”, alerta.

 

Para aliviar as tensões do trabalho, o mais indicado é fazer ginástica laboral. Leite indica exercícios de alongamento e automassagem que podem ser realizados no início, meio ou fim do expediente, em casa ou no decorrer do dia. Outro aspecto importante é fazer pausas durante qualquer atividade e saber respeitar os limites do corpo.

Por Kécia Pereira