Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Simulador de adesão da Funpresp é aperfeiçoado

Notícias

Simulador de adesão da Funpresp é aperfeiçoado

A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp) publicou nova versão do simulador de adesão ao ExecPrev e ao LegisPrev no site da Fundação. Em relação à ferramenta anterior, uma das principais novidades é que o servidor poderá escolher taxas diferentes de rentabilidade para obter o resultado da simulação. Também é possível alterar a idade para recebimento do benefício independente das regras do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). "A nova versão do simulador atende a demanda de vários servidores que solicitaram novas funcionalidades" afirma o Diretor Presidente da Funpresp, Ricardo Pena.

A simulação para participante alternativo com vencimentos superiores ao teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), além de apresentação dos valores acumulados estimados nas contas Reserva Acumulada do Participante (RAP) e Reserva Acumulada Suplementar (RAS) também foram agregadas à nova ferramenta.

Para verificar a renda bruta projetada, é possível escolher entre os percentuais de 3%, 4% e 5% (mais conservadores) ou de 6% e 7% ao ano. O simulador efetuará os cálculos a partir deste e dos demais parâmetros como tempo de contribuição, idade de ingresso e da percepção da aposentadoria e vínculo funcional. Aqueles que ingressaram no Executivo a partir de 4 de fevereiro de 2013 e recebem remuneração acima de R$ 4.159,00 (teto do INSS), são classificados como participantes ativos normais do ExecPrev. Já os servidores do Legislativo que ingressaram no Poder a partir 7 de maio de 2013. Nestes dois casos, a simulação leva em consideração a contribuição do patrocinador, de um para um, na conta individual do participante.

Fonte: Ouvidoria do Servidor (com adaptações)