Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Saiba como recuperar seu recibo da declaração do Imposto de Renda

Notícias

Saiba como recuperar seu recibo da declaração do Imposto de Renda

Por Kécia Pereira

Ao apresentar a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) 2015, o número do recibo da última declaração entregue do exercício 2014 é facultativo. Porém, se a declaração for retificadora é obrigatório preencher o número do recibo da declaração anterior.

Caso o contribuinte não tenha o número do recibo referente ao ano de 2014, há como resgatá-lo. Confira abaixo:

1)    Se a declaração foi gravada e enviada a partir do disco rígido de um computador, a informação está gravada na pasta “C:\Arquivos de Programas\Programas SRF\IRPF\Gravadas”, criada no ano em que foi declarada. Para imprimir, é necessário acessar esses dados pelo próprio programa da Receita, clicando em “declaração”, “imprimir” e depois em “recibo”.

2)    O contribuinte pode obter a segunda via do recibo também em “Declaração IRPF”, no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte - e-CAC, porém é necessário um código ou o certificado digital. Confira no site da RF como obter o código de acesso ou o certificado digital.

Cópias dos recibos de entrega de declarações podem ser obtidas no Portal e-CAC. Nas unidades de atendimento da RFB é fornecido apenas o número do recibo, que deverá ser requerido na forma determinada para Pesquisa de Situação Fiscal e Cadastral.

O contribuinte tem até o dia 30 de abril para entregar a declaração. Caso contrário, haverá uma multa por atraso de entrega, que é em 1% ao mês-calendário.  A punição tem como valor mínimo R$165,74 e valor máximo de até 20% do imposto sobre a renda.

A RFB espera receber este ano 27,5 milhões de declarações do IRPF, pouco mais que as 26,8 milhões recebidas em 2014.

Clique aqui para mais informações sobre como resgatar seu recibo ou acesse o portal do Imposto de Renda na página da Receita Federal.