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Planejamento instrui órgãos públicos a fazerem pesquisa de preços

Em 27 de junho foi publicada, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa nº 5.

O documento traz diretrizes para que os órgãos da Administração Pública Federal realizem pesquisas de preço para a aquisição de bens e contratação de serviços em geral.

A lógica é que as ferramentas de pesquisa de preços aperfeiçoem as contratações públicas, trazendo mais agilidade ao procedimento. “Buscamos a eficiência, transparência e a efetividade na gerência do bem público”, explicou Loreni Foresti, secretária de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

 

Diretrizes

O artigo 2º da instrução normativa traz um rol em ordem de preferência a ser observada para realização das pesquisas de preços. Assim, o gestor deve pesquisar primeiramente no próprio portal de compras, depois em mídias especializadas, em seguida, deve observar contratações similares de outros entes públicos, em execução ou concluídas nos 180 (cento e oitenta) dias anteriores à data da pesquisa de preços e, por fim, realizar pesquisa com os fornecedores.

Mais informações sobre a instrução normativa e também sobre compras e contratações governamentais podem ser acessadas no Portal de Compras do Governo Federal.

 

Pesquise mais no Portal de Compras Governamentais

 

Fonte: Governo Eletrônico (com adaptações)