Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PGFN regulamenta liquidação de débitos rurais inscritos na Dívida Ativa da União

Notícias

PGFN regulamenta liquidação de débitos rurais inscritos na Dívida Ativa da União

Benefício consta no art. 4º da Lei nº 13.340/2016

Foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria PGFN nº 967, de 13 de outubro de 2016, que regulamenta o benefício de liquidação das dívidas contraídas por operações de crédito rural, inscritas na Dívida Ativa da União. As medidas estavam previstas no art. 4º da Lei nº 13.340/2016.

A Lei 13.340/2016, que dá descontos e facilita a renegociação de dívidas de produtores rurais, é resultado de alterações na Medida Provisória nº 733/2016, de 14 de junho de 2016. Ao todo, três mudanças podem ser destacadas como mais relevantes.

A primeira diz respeito à ampliação na data de corte de enquadramento no benefício de liquidação. Assim, passam a ser contemplados os débitos inscritos e os encaminhados para inscrição em dívida ativa até a data da publicação da lei, ou seja, 29 de setembro deste ano.

A segunda mudança está relacionada ao aumento dos descontos. Isto é, previsão de desconto fixo, além do desconto percentual, conforme as faixas de valor das inscrições. E a terceira é sobre a determinação de suspensão do ajuizamento e das execuções fiscais relativas a débitos de crédito rural.

A sistemática de adesão será a mesma por meio do e-CAC da PGFN. As adesões e respectivos pagamentos efetuados com base na Medida Provisória 733/2016, até o dia 28 de setembro deste ano, permanecem regidos por ela.