Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ouvidoria de Pernambuco completa 6 anos

Notícias

Ouvidoria de Pernambuco completa 6 anos

No dia 14 de outubro, a Ouvidoria de Pernambuco (OE) completou 6 anos e preparou uma grande festa para comemorar a data. Toda a Rede de Ouvidores, formada por 58 ouvidorias, participou do evento que aconteceu na Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE - PE).

O coral da Secretaria da Fazenda de Pernambuco abriu a programação do evento cantando quatro clássicos da música popular brasileira. Após a abertura, o secretário da SCGE-PE, Djalmo Leão, que acompanhou todo o evento, deu as boas vindas a todos. “A ouvidoria é um importante instrumento democrático e deve ser cada vez mais utilizado. É por isso que procuramos sempre fortalecer a ouvidoria e sua rede”, afirmou enumerando as conquistas da Ouvidoria de Pernambuco. A OE possui 70% da rede certificada, que conta com 180 servidores. Em 2013, foram feitas 93 mil manifestações na Rede de Ouvidoria de Pernambuco.

O secretário executivo, André Rodrigues, também participou das comemorações e apresentou palestra sobre o papel da Ouvidoria de Pernambuco no modelo de gestão da SCGE-PE. De acordo com o secretário executivo, a ouvidoria é uma importante ferramenta de gestão. A gerente de ouvidoria, Karla Júlia Marcelino, fez um balanço das conquistas da Ouvidoria do Estado, desde 2008 até o momento. Ela apresentou os vários produtos desenvolvidos como revistas, manuais, palestras, cursos, entre outros. “Esse resultado reflete o empenho e dedicação de toda a Rede de Ouvidorias de Pernambuco”, afirmou Karla e informou que, atualmente, a Ouvidoria de Pernambuco é uma referência nacional na área.

Para fechar o encontro, o ouvidor-geral de Minas Gerais, Fábio Caldeira, convidado especial, apresentou o trabalho realizado na Ouvidoria-Geral de Minas Gerais (OGE-MG). O ouvidor expôs um pequeno histórico da ouvidoria e mostrou trabalhos e produtos desenvolvidos, como a Rede Ouvir, rede mineira que reúne as ouvidorias do Ministério Público, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral e a própria OGE- MG.

A Ouvidoria de Pernambuco e a Ouvidoria-Geral de Minas Gerais assinarão, em breve, convênio de cooperação técnica.

 

- Conheça a Revista digital Uma Rede à Serviço da Cidadania lançada no 6º Aniversário da Ouvidoria do Estado.

 

Fonte: Ouvidoria de Pernambuco (com adaptações)