Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ e CGU se unem para combater a corrupção

Notícias

MJ e CGU se unem para combater a corrupção

Por Kécia Pereira

Dia 9 de novembro é o dia Internacional Contra a Corrupção. Em comemoração a data, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério da Justiça (MJ) anunciaram o sítio eletrônico Todos Juntos Contra a Corrupção.  A página contém a Agenda de Combate à Corrupção do Governo Federal e apresenta os três pilares de atuação da parceria: prevenção, detecção e punição de pessoas que cometerem ilicitudes no poder público. 

Com atualização mensal, o espaço permitirá aos cidadãos acompanhar as ações adotadas pelo governo no combate a irregularidades. As iniciativas serão classificadas com os status: em andamento, concluída ou ação permanente. A CGU defende que a corrupção deve ser enfrentada de forma integral, coordenada por toda a Administração Pública e envolver todos os setores da sociedade. 

A página do projeto informa que a fiscalização rigorosa do uso do dinheiro público e a punição de quem comete atos ilícitos são indispensáveis para o combate à corrupção. No entanto, as ações de prevenção também são necessárias para inibir e evitar a prática de desvios e irregularidades.  A Agenda de Combate à Corrupção visa a fortalecer o ambiente de controle das instituições e torná-las impermeáveis à prática de ilicitudes.