Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fique atento: a RFB não envia e-mail sem autorização do contribuinte

Notícias

Fique atento: a RFB não envia e-mail sem autorização do contribuinte

E-mail RFB

A partir do dia 15 de junho, a Receita Federal do Brasil (RFB) começa a fazer as restituições da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2016, de acordo com o cronograma do órgão.

Quadrilhas especializadas em praticar crimes pela internet enviam mensagens eletrônicas falsas em nome da RFB e tentam obter ilegalmente informações fiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte. Para dar maior credibilidade à fraude, os golpistas utilizam também nomes e timbres oficiais. Geralmente, nesse e-mail falso, os criminosos informam que constam pendências cadastrais do contribuinte, que podem acarretar em multa se não forem solucionadas.

As mensagens estimulam o declarante a responder questionamentos ou a instalar programas nos computadores utilizados. Para não cair no golpe, o contribuinte deve ficar atento às seguintes recomendações:

Diante disso, a RFB pede para que o usuário não abra nem responda e-mail de origem desconhecida. A instituição esclarece, ainda, que não envia mensagem de correio eletrônico sem autorização do contribuinte.