Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro comemora o dia Ouvidor

Notícias

Encontro comemora o dia Ouvidor

Na ocasião aconteceu a nomeação do novo Ouvidor-Geral da União

Por Kécia Pereira

 

Nos dias 16 e 17 de março ocorreu a Reunião Geral de Ouvidorias 2016 no auditório do Banco Central do Brasil (BCB), em Brasília. O evento foi uma parceria da Controladoria-Geral da União (CGU) com o BC e recebeu ouvidores de todo o país. Nos dois dias, os participantes debateram sobre assuntos ligados ao Programa de Fortalecimento das Ouvidorias, à Lei de Acesso à Informação e à Carta de Serviços.

A abertura da reunião contou com a presença do diretor de Administração do Banco Central do Brasil, Luiz Edson Feltrim, e do ministro da CGU, Luiz Augusto Fraga Navarro de Britto Filho. Feltrim avaliou a ouvidoria como canal importante para o cidadão se aproximar de uma instituição pública e de exercitar a participação social. Navarro disse que a atividade de ouvidoria possibilita a abertura para o diálogo e a realização de direitos.

“A missão de todas as unidades é contribuir para a promoção da democracia participativa, estimular melhoria das políticas no serviço público e auxiliar na efetivação de direitos fundamentais previstos na Constituição Federal”, afirmou o ministro da CGU. Navarro defendeu que é necessário trabalhar as manifestações que as ouvidorias recebem para aprimorar as rotinas do setor.

Waller assume como Ouvidor-Geral da União

O dia do ouvidor é comemorado em 16 de março. E a ocasião também serviu para anunciar a nomeação de Gilberto Waller Júnior, que era ouvidor-adjunto, como Ouvidor-Geral da União no lugar de Luís Fanan. “A troca de pessoas não estava programada. Foi coincidência sair dia 16 de março essa designação”, contou Waller.

Ao passar o posto, Luís Fanan afirmou que o dia era de alegria, pois era o dia do ouvidor e o encerramento da gestão dele. “Hoje é dia de celebrar. Toda vez que a gente atende o cidadão, consegue  interferir na gestão, aperfeiçoar a política pública, simplificar o processo, esse dia é o dia do ouvidor.” Para Fanan, o real papel desse profissional é intervir nas políticas públicas de maneira que tenham o olhar do cidadão para o serviço que está sendo prestado.

Em seguida, Waller conceituou a ouvidoria como órgão de controle, participação e instrumento de melhoria na gestão pública. O Ouvidor-Geral da União solicitou o engajamento dos ouvidores. “Por isso, a gente pede apoio de todos vocês para ter uma ouvidoria com uma cara única, sempre aguerrida, com a finalidade específica de deixar o cidadão satisfeito com a política pública e com a prestação do serviço público”, concluiu.

encontro4
Ouvidora-adjunta da Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda, Adriana Ximenes, e a ouvidora do Ministério da Cultura, Regina Lima.
encontro1
Ouvidora da Delegacia da Receita Federal de João Pessoa, Silvania Motta Braga, ouvidora da Procuradoria-Geral da Fazenda, Maria Izabel Andrade, ouvidora-adjunta da Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda, Adriana Ximenes, chefe da Ouvidoria do Ministério da Fazenda, Karin Santos e ouvidora-substituta da 4ª Região Fiscal, Bruna Fonseca Selva Dalle.