Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Banco Mundial seleciona o Brasil para desenvolver instrumento financeiro pioneiro

Notícias

Banco Mundial seleciona o Brasil para desenvolver instrumento financeiro pioneiro

O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o Presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, assinaram, no dia 05 de março, um memorando de entendimento que visa apoiar estudos para o desenvolvimento de novos ETFs (Exchange Traded Funds, na sigla em inglês) no país.

O desenvolvimento de ETFs, fundos de investimento que replicam índices de mercado, mas têm suas cotas negociadas em bolsa, alia-se à agenda de desenvolvimento do mercado de capitais atualmente em curso no Brasil.

Atualmente, existem apenas ETFs de índices de renda variável no país. A ideia do projeto é estudar o lançamento, no mercado brasileiro, de ETF vinculado a índice de títulos públicos com a participação do emissor no processo de lançamento do fundo, ampliando a liquidez desses ativos.

Selecionado pelo Banco Mundial para a implementação do programa piloto do Issuer-Driven ETF, o Brasil será pioneiro no desenvolvimento desse modelo, elaborado pela instituição para fomentar o desenvolvimento do mercado de títulos públicos em países emergentes.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério da Fazenda