Você está aqui: Página Inicial > Notícias > APP Pessoa Física permite emissão do Comprovante de Inscrição no CPF

Notícias

APP Pessoa Física permite emissão do Comprovante de Inscrição no CPF

Comprovante CPF

No dia 7 de junho corrente, a Receita Federal (RF) disponibilizou a nova versão do aplicativo (APP) Pessoa Física, nele é possível emitir o Comprovante de Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O utilitário pode ser baixado por aparelhos com sistemas IOS e Android.

Segundo a RF, a atualização beneficiará cerca 155 milhões de pessoas. Não poderão emitir o comprovante de inscrição por meio do APP Pessoa Física:

a)  O contribuinte que apresentou Declaração de Impostos de Renda Pessoa Física (DIRPF) em um dos dois últimos exercícios (2015 ou 2016). Nesse caso, o comprovante deverá ser emitido por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte);

b)  Pessoa física com ano de óbito constante no CPF; e

c)  Pessoa física com número de inscrição no CPF em situação cadastral suspensa, cancelada ou nula.

Confirmação da autenticidade do Comprovante de Inscrição no CPF
A RF alerta que a autenticidade do Comprovante deve ser confirmada por meio da aplicação “Confirmação da Autenticidade do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CPF”, disponível no sítio eletrônico da RF.

Serviços disponíveis no aplicativo
No aplicativo, além de emitir o Comprovante de Inscrição, o contribuinte pode obter informações sobre restituição da DIRPF; simular o cálculo do imposto de renda; testar conhecimentos sobre a legislação do IRPF; verificar a situação de débitos relacionados com o IRPF e gerar o DARF para pagamento.