Você está aqui: Página Inicial > Notícias > RF apresenta as regras da DIRPF 2016

Notícias

RF apresenta as regras da DIRPF 2016

Por Kécia Pereira

No início deste mês, a Receita Federal (RF) anunciou o que muda na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2016. Entre as novidades, está a alteração da idade para inclusão obrigatória do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do dependente. Agora passa a ser de 14 anos ou mais, antes era de 16 anos ou mais. 

 O programa também apresenta mais uma inovação. Os profissionais das áreas de saúde, de odontologia e de advocacia que recebem rendimentos de pessoas físicas terão de informar à RF o número do CPF dos clientes para os quais prestaram serviços. Nas edições passadas, esses contribuintes informavam apenas o valor do atendimento de forma global.

 Quanto à parte tecnológica, a RF mudou a forma de entrega da DIRPF. No ano anterior, o contribuinte precisava checar as pendências antes de fazer a gravação e transmitir as informações. A partir deste ano, o órgão comunicou que haverá o botão entrega da declaração para fazer essas três ações ao mesmo tempo.

 A Instrução Normativa da RF nº 1.613/2015 contém as inovações que o órgão instituiu. A entrega da declaração acontece do dia 1º de março ao dia 29 de abril. Para este ano, a Receita estima que 28,5 milhões de contribuintes entreguem a DIRPF 2016.