Você está aqui: Página Inicial > Editorias > Útil para você > Conheça as novidades da DIRPF 2016

Notícias

Conheça as novidades da DIRPF 2016

Por Kécia Pereira

O período de entrega da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) começou no dia primeiro deste mês. A Receita Federal (RF) realizou mudanças sutis no programa. Entre as inovações, está a alteração da idade para inclusão obrigatória do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do dependente. A partir deste ano passa a ser de 14 anos ou mais, anteriormente essa informação era necessária apenas para os dependentes de 16 anos ou mais.  

Outra medida é que os profissionais das áreas de saúde, de odontologia e de advocacia que recebem rendimentos de pessoas físicas terão de informar à RF o número do CPF dos clientes para os quais prestaram serviços. Até a edição passada, esses contribuintes informavam apenas o valor do atendimento de forma global. No que se refere à informação do cônjuge, o programa traz uma facilidade. Neste ano, o cônjuge só precisa apresentar o número do CPF do companheiro, o que não acontecia nas anteriores versões da DIRPF. 

Em relação à parte tecnológica, a RF mudou a forma de entrega da DIRPF. Na declaração de 2015, o contribuinte precisava checar as pendências antes de fazer a gravação para então transmitir as informações. A partir deste ano, o órgão disponibilizou o botão entrega da declaração para fazer essas três ações concomitantemente. No entanto, o cidadão precisa baixar o programa da DIRPF 2016 e o programa da Receitanet para ter acesso a essa ferramenta.